Abstract:
|
A interdisciplinaridade, embora tenha diversos significados entre os autores que tratam deste assunto, no campo da educação, tem a intenção de tornar o ensino mais significativo, criando relações com o cotidiano dos alunos. Gérard Fourez é um pesquisador que considera que a interdisciplinaridade é um dos pontos importantes para a promoção da autonomia do indivíduo perante a sociedade. Este autor propõe uma prática metodológica denominada Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade, que utiliza os diversos conhecimentos disciplinares na resolução de problemas, com enfoque na alfabetização científica e tecnológica. A necessidade de conhecer melhor o autor e a proposta metodológica, bem como identificar os autores brasileiros que estão envolvidos com estas investigações, deram início a realização deste trabalho. Desta forma, com o objetivo de compreender como esse método é trabalhado pelos pesquisadores brasileiros, foi realizada uma revisão da literatura, centrada em periódicos brasileiros de Qualis A1, A2, B1 e B2 na área de Ensino de Ciências. Foram investigados todos os números publicados por 13 periódicos brasileiros, tendo sido encontrados 106 artigos que faziam referência a Gérard Fourez, dos quais apenas 12 mencionavam as Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade. Nossos resultados apontam que, apesar de se mostrar uma importante ferramenta para o desenvolvimento da interdisciplinaridade, as Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade ainda são pouco divulgadas e utilizadas no Ensino de Ciências. |