Abstract:
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No ano de 2002 foram instituídas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica (DCNs) e, dentre seus objetivos, busca superar os desafios da formação docente atual. A legislação alega que a falta de integração teórico-prática é hoje um dos maiores problemas das licenciaturas e, neste contexto, estabelece 400 horas de Prática como Componente Curricular (PCC), com o intuito de inserir a reflexão sobre a prática docente ao longo de todo o currículo, sem restringi-la aos estágios finais. A partir disto, o presente trabalho, qualitativo e exploratório, objetiva identificar e analisar os diferentes formatos que a PCC pode assumir nos currículos das licenciaturas de cursos presenciais na área das ciências naturais (Ciências Biológicas, Química e Física) da Universidade Federal de Santa Catarina. Em se tratando da PCC, pode-se observar diferentes formas de distribuição da carga horária desta atividade: em disciplinas isoladas, em disciplinas já existentes e em atividades de pesquisa. Pode-se concluir que sem o esclarecimento docente e discente sobre os objetivos e sobre o desenvolvimento da PCC, esta prática pode se tornar burocrática, não efetiva para a formação dos futuros professores. |