Bob Esponja Calça Quadrada: a biologia narrada no desenho animado

DSpace Repository

A- A A+

Bob Esponja Calça Quadrada: a biologia narrada no desenho animado

Show full item record

Title: Bob Esponja Calça Quadrada: a biologia narrada no desenho animado
Author: Freitas, Mariana Iung
Abstract: O presente trabalho teve como base teórica os Estudos Culturais, a Pedagogia Cultural e a mídia, fixado no argumento de que os conhecimentos podem ser vistos em ação através de diferentes lugares, como nas escolas, nos livros, nas revistas, nos jornais, nos filmes e nos desenhos animados. Essa pesquisa teve como objetivo problematizar como a biologia é narrada pelo desenho – Bob esponja Calça Quadrada – vinculado ao canal de televisão por assinatura Nickelodeon. Três episódios foram analisados detalhadamente e neles há sempre a resolução de conflitos que fogem a uma racionalidade científica. A partir da análise é possível afirmar que a forma com que o desenho apresenta a biologia, nada mais é do que uma das diversas versões da ciência que o criar da animação escolheu para contar a história dos animais marinhos, além da confirmação de que o educacional está em várias bases, áreas e artefatos e que é possível investigar e conhecer outras narrativas e formas de pensar e perceber a natureza e o mundo.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174944
Date: 2015-12-02


Files in this item

Files Size Format View
TCC Mariana Iung.pdf 2.902Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar