Culturas que emergem na escola: pesquisa na internet, produção audiovisual e competências midiáticas de jovens estudantes

DSpace Repository

A- A A+

Culturas que emergem na escola: pesquisa na internet, produção audiovisual e competências midiáticas de jovens estudantes

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fantin, Monica pt_BR
dc.contributor.author Felipe, Bárbara Malcut pt_BR
dc.date.accessioned 2017-04-18T04:21:48Z
dc.date.available 2017-04-18T04:21:48Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 344699 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174919
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo busca refletir sobre as competências midiática de jovens estudantes em contexto escolar, sobretudo em relação a pesquisas escolares. Com o objetivo de entender como os estudantes compreendem a cultura do outro e a própria cultura a partir de pesquisas na internet e de produções midiáticas, foi desenvolvida uma investigação qualitativa, embasada nos preceitos da mídia-educação. O campo empírico envolveu uma turma de estudantes do 8º Ano de uma Escola Pública de Florianópolis onde foram realizadas observações-participante e intervenções didáticas a partir dos Episódios de Aprendizagem Situados/EAS (RIVOLTELLA) e do Teatro do Oprimido/TO (BOAL), aqui entendidos como metodologias de ensino e de pesquisa. A partir dos conceitos de cultura (HALL) e seus desdobramentos nas culturas escolares, juvenis e digitais, na interface educação e comunicação foram abordados os papéis da mediação (MARTIN-BARBERO), dos novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL) e das competências midiáticas (FERRÉS; PISCITELLI) na perspectiva da mídia-educação. As conclusões destacam os diferentes conceitos de cultura que emergiram nos processos de produção midiática dos jovens; a necessidade de promover os novos letramentos e as competências midiáticas entre os estudantes sobretudo em pesquisas escolares; e as possibilidades de relação entre a metodologias EAS e o TO na perspectiva mídia-educativa.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This study aims to reflect on the media skills of young students in schools, especially in relation to school research. In order to understand how students understand another culture and their own culture from research on the internet and media productions, a qualitative research, based on media education precepts was developed. The empirical field involved a group of students from the 8th year in a public school of Florianopolis. Participating observations and educational interventions were performed from Episodes of Situated Learning/EAS (RIVOLTELLA) and the Theatre of the Oppressed/TO (BOAL), here understood as teaching and research methodologies. From the concepts of culture (HALL) and its development in school, youth and digital culture, in education and communication interface the roles of mediation (MARTIN-BARBERO), the new literacies (LANKSHEAR; KNOBEL) and media skills (FERRÉS; PISCITELLI) were addressed from the perspective of media education. Conclusions highlight the different concepts of culture that emerged in media production processes of young people; the need to promote new literacies and media skills among students especially in school research; and the possibilities of relationship between EAS methodologies and the TO on media-educational perspective. en
dc.format.extent 104 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Competência em informação pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Estudantes pt_BR
dc.title Culturas que emergem na escola: pesquisa na internet, produção audiovisual e competências midiáticas de jovens estudantes pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Girardello, Gilka pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
344699.pdf 2.271Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar