Influência das assimetrias de informação e de tamanho corporal nas interações competitivas entre machos de Canthon rutilans cyanescens (Coleoptera: Scarabaeinae)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Influência das assimetrias de informação e de tamanho corporal nas interações competitivas entre machos de Canthon rutilans cyanescens (Coleoptera: Scarabaeinae)

Mostrar registro completo

Título: Influência das assimetrias de informação e de tamanho corporal nas interações competitivas entre machos de Canthon rutilans cyanescens (Coleoptera: Scarabaeinae)
Autor: Palau, Artur Piedade
Resumo: A competição pelo sexo oposto é muito comum em várias espécies de animais e inclui combates entre indivíduos do mesmo sexo, geralmente machos, para ter acesso às fêmeas. Estas disputas são frequentemente desiguais, uma vez que alguns indivíduos possuem certas características que aumentam sua probabilidade de vitória em interações agonísticas. Machos do besouro rolador Canthon rutilans cyanescens (Coleoptera: Scarabaeinae) lutam pela posse de fêmeas e de bolas de esterco, que é um recurso fundamental para a nidificação. Neste estudo, indivíduos machos desta espécie foram forçados a competir por fêmeas e pelotas de alimento, sendo avaliados tanto a influência da posse dos recursos como do tamanho do corpo dos besouros no resultado das interações agonísticas. Em experimentos comportamentais realizados em arenas no laboratório, com sete tratamentos repetidos 10 vezes cada, foi possível observar que os indivíduos machos de maior tamanho corporal, bem como aqueles que inicialmente tinham a posse dos recursos, venceram a maioria das disputas intrasexuais, sendo que o tamanho do corpo mostrou ter uma influência maior do que a posse dos recursos no resultado dos combates. Foi também observado o comportamento de partilha de recurso pelos machos desta espécie e o tamanho das fêmeas mostrou não ter influência no sucesso dos machos competidores. Assim, os resultados do trabalho mostram que o maior tamanho do corpo e a posse inicial dos recursos aumentam a capacidade competitiva de besouros machos da espécie C. rutilans e devem, portanto, estar sendo selecionados positivamente pela seleção sexual.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174799
Data: 2015-12-10


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC Artur Palau.pdf 727.6Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar