Dias Gomes e a telenovela brasileira: O "nacional-popular" em O Bem-Amado, Saramandaia e Roque Santeiro

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Dias Gomes e a telenovela brasileira: O "nacional-popular" em O Bem-Amado, Saramandaia e Roque Santeiro

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Title: Dias Gomes e a telenovela brasileira: O "nacional-popular" em O Bem-Amado, Saramandaia e Roque Santeiro
Author: Medeiros, Ana Maria de
Abstract: A presente tese versa sobre a televisão, a telenovela brasileira e a temática da identidade nacional. No foco da análise, está a teledramaturgia produzida pela TV Globo, entre os anos 1970 e 1980, momento em que a bibliografia identifica como fase "realista" ou "nacional-popular" do folhetim eletrônico aqui originado. Assim, procuramos compreender como obras símbolos desse período retratam o Brasil: O Bem-Amado (1973), Saramandaia (1976) e Roque Santeiro (1985). O objetivo é identificar temas recorrentes que perpassam as referidas obras e que se vinculam à temática da identidade nacional, do movimento nacional-popular, da brasilidade revolucionária. Todas as referidas obras são de autoria do dramaturgo Dias Gomes. O autor, bem como parte significativa de sua produção textual, pertence a um movimento intelectual mais amplo, identificado pela literatura recorrente, como a geração de artistas e de intelectuais dos anos 60. Nesse contexto, a linguagem se manifesta na afirmação da nação, do povo brasileiro ou como elemento definidor da identidade nacional. Dentro dessa perspectiva, a história do pensamento político torna-se uma história da fala e do discurso. Uma vez que o autor, no ofício de sua literatura, passa a ser testemunha de sua época, possibilitando aos seus leitores não só uma imagem do seu mundo, mas também todo um conjunto de proposições políticas e visões de mundo que o ligam a sua geração e ao seu contexto histórico, social e linguístico.<br>Abstract : The current thesis is about television, brazilian telenovela and the theme of national identity. In the focus of the analysis is the teledramaturgy produced by TV Globo, between the 1970s and the 1980s, a time in which the bibliography identifies as the "realistic " or "national - popular" phase of the electronic soap opera originated here. Thus, it seeks to understand how iconic works from this period portrays Brazil, such as O Bem-Amado (1973), Saramandaia (1976) e Roque Santeiro (1985). The goal is to identify recurrent themes that pervade the works mentioned here and that are linked to the theme of national identity, national-popular movement, the Revolutionary Brazilianness. All these works were written by the playwright Dias Gomes. The author, as well as a significant part of his writing production, belongs to a broader intellectual movement, identified for its recurrent literature, as the generation of artists and intellectuals from the 60s. In this context, the language is manifested in the statement of Brazil as a nation and the Brazilian people or as a defining element of national identity. Within this perspective, history of Political Thought becomes history of speech. The author, in his craft, becomes a witness of his time, enabling readers to not only a image of his world, but also to a set of political propositions and worldview that binds his generation and his historical social and linguistic context.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2016.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174710
Date: 2016


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