dc.contributor.author |
Pinheiro, Nara Vilma Lima |
|
dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2017-04-05T12:58:18Z |
|
dc.date.available |
2017-04-05T12:58:18Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
PINHEIRO, N. V. ; VALENTE, Wagner Rodrigues . Carleton Washburne e as pesquisas sobre a aritmética nos primeiros anos escolares. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 4, p. 92-109, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174497 |
|
dc.description |
Disponível em: http://rpq.revista.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/33/29 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O texto analisa as pesquisas de Carleton Washburne sobre o ensino de aritmética para os primeiros anos escolares. Pesquisador nascido nos EUA, Washburne constituiu-se como uma das referências internacionais para a resolução do problema colocado desde o início do século XX sobre a eficiência e o rendimento escolar. Seus trabalhos circularam também pelo Brasil orientando estudos de personagens como Anísio Teixeira e Lourenço Filho, dentre outros. Washburne erigiu-se como um dos primeiros experts do ensino de matemática para os primeiros anos escolares. Como resultado das análises, o texto revela a lógica dos procedimentos utilizados nas primeiras décadas do século XX para a construção do que ficou conhecido como “escola sob medida” no que toca o ensino de matemática. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Pesquisa Qualitativa |
pt_BR |
dc.subject |
Carleton Washburne |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética |
pt_BR |
dc.subject |
Lourenço Filho |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Carleton Washburne e as pesquisas sobre a aritmética nos primeiros anos escolares |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |