dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2017-04-05T12:57:05Z |
|
dc.date.available |
2017-04-05T12:57:05Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educar matemático. Diálogo Educacional. v.17,n.51,p.201-222,jan./mar.2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174494 |
|
dc.description |
http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd99=issue&dd0=742 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este texto analisa os saberes na formação de professores. Em específico, da formação matemática tanto para os futuros docentes do Ensino Fundamental como para aqueles do Ensino Médio, considerando a terminologia atual do sistema escolar brasileiro. Na análise, o texto apoia-se nos estudos que vem sendo desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça. Buscar-se-á mostrar que a profissionalização do educador matemático, em contraposição ao professor de matemática, tem na “matemática para ensinar” sua referência constitutiva. A base empírica do estudo leva em consideração pesquisas relacionadas à história da educação matemática brasileira, em especial, a década de 1930, em que teve destaque as ações do professor Euclides Roxo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Diálogo Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Saber a ensinar |
pt_BR |
dc.subject |
Saber para ensinar |
pt_BR |
dc.subject |
Euclides Roxo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |