Modelo para análise do grau de assimetria de percepção (GAP) da marca corporativa: a contribuição do design no processo de branding

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Title: Modelo para análise do grau de assimetria de percepção (GAP) da marca corporativa: a contribuição do design no processo de branding
Author: Petrelli, Marco Aurélio
Abstract: As expressivas mudanças apresentadas no decorrer da história da humanidade, estabelecem caminhos trilhados por necessidades que a distancia de uma simples subexistência e caracteriza um ambiente cuja busca por melhoria de seu status quo oportuniza a concepção de uma dicotômica realidade: a existência de elementos tangíveis e requeridos às mais rotineiras atividades e a caracterização de elementos intangíveis e necessários ao fortalecimento dos relacionamentos entre indivíduos e organizações. A marca corporativa, advento mercadológico e necessário a atual conjuntura econômica se estabelece como relevante fator de diferenciação das organizações, pois evidencia sua distinção no mercado, determinando desta maneira, um complexo contexto para as ações implementadas para gerenciar este importante ativo. A consideração da marca como elemento intangível e investido de significado cuja existência se constitui em articular diferentes diálogos, traz consigo a ciência de distintas realidades e evidencia um processo delineado pela participação de diferentes atores e que constituem o ambiente interno e externo à organização, promovendo desta maneira, uma estreita relação entre as dimensões identidade e imagem. O objetivo deste estudo consiste na concepção de um modelo para análise da relação da identidade e da imagem de uma marca, a partir da participação de seus stakeholders e opinion makers, constituindo assim, um processo colaborativo. O pressuposto para sua realização, parte da necessidade de alinhamento entre as duas principais dimensões da marca corporativa: sua identidade e imagem, iniciando-se do cerne de uma marca (DNA) ao contexto em que está inserida (Posicionamento); dos itens que a identificam (Elementos) à constituição de um senso de grupo (Cultura), estabelecendo desta maneira, a perspectiva para a Identidade da Marca. Sob a ótica da Imagem, entende-se que a marca necessita estar Presente no contexto de seus públicos e que a partir das diversas interações (Pontos de Contato) constitui um conjunto de imagens relacionadas (Associações), fortalecendo desta maneira, às Experiências vividas por seus stakeholders. Este estudo caracteriza-se como qualitativo e exploratório, pois possibilita o aprofundamento dos dados advindos dos participantes do estudo, permitindo assim, a compreensão de uma situação em específica, por intermédio do Grau de Assimetria de Percepção da Marca Corporativa. A ótica para o trade hoteleiro de Baneário Camboriú / SC, foco deste estudo, proporcionou verificar a percepção de 80 stakeholders acerca de 8 estabelecimentos pela perspectiva do modelo GAP. Constatou-se ao final deste estudo a consciência das dimensões em pauta, mas distante do entendido como coerente ao se observar o estado da arte. <br>Abstract : The significant changes introduced in the course of human history, establish paths taken by requirements that the distance of a simple subexistência and features an environment where the search for improvement of the status quo provides an opportunity to design a dichotomous reality: the existence of tangible and required elements the most routine activities and characterization of intangibles and necessary to strengthen the relationships between individuals and organizations. The corporate brand, market and advent necessary the current economic climate is established as a relevant factor differentiating organizations for demonstrating its distinction in the market, determining this way, a complex context for the actions taken to manage this important asset. Consideration of the brand as an intangible element and invested with meaning whose existence is to articulate different dialogues, brings the science of different realities and shows a process outlined by the participation of different actors and constitute the internal and external environment to the organization promoting this way, a close relationship between the dimensions of identity and image. The aim of this study is to design a model for analysis of the identity and image of a brand, from the participation of stakeholders and opinion makers, constituting thus a collaborative process. The assumption for its realization, of the need for alignment between the two main dimensions of corporate brand: its identity and image, starting from the core of a brand (DNA) to the context in which it operates (Positioning); items that identify (elements) to the constitution of a group of sense (Culture), establishing this way, the outlook for the Brand Identity. From the perspective of the image, it is understood that the brand needs to be present in the context of their public and from the various interactions (Contact Points) is a set of related images (Associations), strengthening this way, the lived experiences by its stakeholders. This study is characterized as qualitative and exploratory, it allows the deepening of the data arising from the study participants, thus, understanding a situation in particular, through the degree of asymmetry of perception of Corporate Brand. The optics for the hotel trade Baneário Camboriú / SC, the focus of this study, provided to verify the perception of 80 stakeholders about 8 establishments by the GAP model perspective. It was found in this study by the end of consciousness tariff in dimensions, but far from understood as coherent to observe the state of the art.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2016.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174284
Date: 2016


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