Abstract:
|
O presente trabalho tem por objetivo estudar a temática violência doméstica e familiar, especificamente buscando demonstrar a importância de se falar sobre gênero na escola, argumentando sobre como a instituição pode colaborar para a desconstrução de papéis sociais atribuídos a homens e mulheres, evitando assim a reprodução da violência doméstica e familiar. Tratou-se de pesquisa qualitativa que fez uso de fontes bibliográficas e coleta de dados realizada via aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas a docentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Demétrio Alves Fogaça, localizada no município de Mampituba/RS. A importância do estudo se justifica por ser a escola um ambiente naturalmente propício para a abordagem e o debate sobre a temática de gênero. O estudo permitiu a constatação de que a violência doméstica e familiar ainda está presente na sociedade, com dados ainda bastante expressivos, mesmo com todas as lutas, os debates e as políticas públicas que já se efetivaram. A violência doméstica e familiar continua reforçada pelos estereótipos criados e reproduzidos sobre o que é ser homem e do que é mulher socialmente e é a partir dessas (des)construções que a escola deve trabalhar para contribuir para a mudança social. |