A representação das mulheres durante a ditadura militar nos livros didáticos de História do ensino fundamental

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A representação das mulheres durante a ditadura militar nos livros didáticos de História do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Título: A representação das mulheres durante a ditadura militar nos livros didáticos de História do ensino fundamental
Autor: Modolon, Morgana Vieira
Resumo: Esta pesquisa analisou de que forma as mulheres são representadas nas imagens de onze livros didáticos, do componente curricular História do nono ano do ensino fundamental, chamados de Manual do Professor e que foram aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017. Dentro destes livros, foram selecionados exclusivamente os capítulos referentes à Ditadura Militar Brasileira, período que compreende os anos entre 1964 e 1985, onde foi identificado como as mulheres que viveram neste período são retratadas nas obras didáticas. A pesquisa verificou também,se as coleções aprovadas no PNLD 2017 acompanham o desenvolvimento da produção historiográfica a respeito da atuação das mulheres no período, e se as coleções estão de acordo com as designações impostas pelas leis educacionais, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
Descrição: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173864
Data: 2017-03-01


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
CORREÇÕES - TCC - Postagem Final.pdf 1.807Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar