Representações de gênero e a prática pedagógica: relações, conflitos e a urgência do tema na formação de educadoras infantis

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Representações de gênero e a prática pedagógica: relações, conflitos e a urgência do tema na formação de educadoras infantis

Mostrar registro completo

Título: Representações de gênero e a prática pedagógica: relações, conflitos e a urgência do tema na formação de educadoras infantis
Autor: Junckes, Penelope
Resumo: Esse trabalho analisa como as representações de gênero se apresentam nas falas, mediações com as crianças e organização do material pedagógico para um grupo de oito educadoras infantis efetivas da Rede Municipal de Itajaí/SC. A investigação ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas com as participantes do estudo e os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo do tipo categorial. As perspectivas feministas, pós-estruturalistas e foucaultianas pautam a reflexão sobre o conteúdo e os discursos coletados. Os resultados demonstram que as representações de gênero atravessam a docência na Educação Infantil desde a percepção sobre a profissão “professora”, ligando-a à maternidade e a um amor altruísta, até a mediação com as crianças durante momentos de brincadeira livre e escolha de brinquedos. Entretanto, os maiores conflitos entre suas representações e atividades pedagógicas são expostos nas situações de transgressão da masculinidade hegemônica, principalmente. A heteronormatividade surge como preceito do discurso pedagógico, bem como exigência e vigilância constante das famílias. Como consequência, este estudo reitera a necessidade do diálogo sobre gênero na formação de professoras para que se alcance uma educação mais igualitária e rica em experiências multiculturais, bem como um exercício do magistério mais seguro e profissional.This paper analyzes how gender representations are presented in speeches, mediations with children and organization of the pedagogical material for a group of eight effective children’s educators of the Municipal Education System of Itajaí/SC. The research was developed through semi-structured interviews with the participants of the study and the data were analyzed using the categorial technique of content analysis. Feminist, post-structuralist, and Foucauldian perspectives base the reflection on the content and discourses collected. The results demonstrate that gender representations cross the teaching in the Early Childhood Education from the perception about the "teacher" profession, linking it to motherhood and an unselfish love, to the mediation with children during moments of free play and choice of the toys. However, the greatest conflicts between their representations and pedagogical practices are mainly exposed in the transgression of hegemonic masculinity situations. The heteronormativity emerges as a precept of the pedagogical discourse, as well as a constant demand and surveillance from families. Consequently, this study reiterates the necessity of gender dialogue in the teachers’ training to achieve a more egalitarian education, rich in multicultural experiences, and a more confident and professional teaching practice.
Descrição: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173863
Data: 2017-02-20


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
JUNCKES REPRESE ... E A PRÁTICA PEDAGÓGICA.pdf 1.013Mb PDF Visualizar/Abrir Tralho de conclusão de curso

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar