Abstract:
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Apesar da necessidade evidente de discussão e reflexão sobre as questões de gênero e diversidade, a escola, de modo geral não coloca essas questões em pauta. Com o intuito de promover o debate e a reflexão sobre questões que envolvem as diversidades, surge a ideia de criar e coordenar um grupo de estudos na escola EEB José Rodrigues Lopes, em Garopaba. Este trabalho utilizou-se do método de pesquisa de intervenção, que são aplicadas, ou seja, têm como finalidade contribuir para a solução de problemas práticos. A proposta educacional deste projeto contempla diversos tópicos acerca da busca pela inclusão de “minorias”, inclusive enfatizando o resgate histórico de grande parcela da sociedade excluída do currículo escolar – e da sociedade, em geral –, como a comunidade negra e afrodescendente, as mulheres, indígenas, etc. A proposta do grupo é discutir alguns temas em reuniões mensais e promover intervenções na escola e na comunidade. No ano de 2016 pautamos temáticas referentes às mulheres e aos movimentos feministas, visando promover o debate e auxiliar na desconstrução de preconceitos e combater à discriminação e as desigualdades de gênero, com isso visando promover o respeito e valorização às diversidades. Percebeu-se que a proposta de pautar essas discussões aos poucos foi gerando transformação a partir das reflexões pautadas no decorrer do ano letivo, auxiliando assim na desconstrução de estereótipos e preconceitos, com o intuito de promover o respeito às diversidades. |