Fridas: uma proposta de grupo de estudos sobre gênero e diversidade no ambiente escolar

DSpace Repository

A- A A+

Fridas: uma proposta de grupo de estudos sobre gênero e diversidade no ambiente escolar

Show full item record

Title: Fridas: uma proposta de grupo de estudos sobre gênero e diversidade no ambiente escolar
Author: Elias, Vanessa
Abstract: Apesar da necessidade evidente de discussão e reflexão sobre as questões de gênero e diversidade, a escola, de modo geral não coloca essas questões em pauta. Com o intuito de promover o debate e a reflexão sobre questões que envolvem as diversidades, surge a ideia de criar e coordenar um grupo de estudos na escola EEB José Rodrigues Lopes, em Garopaba. Este trabalho utilizou-se do método de pesquisa de intervenção, que são aplicadas, ou seja, têm como finalidade contribuir para a solução de problemas práticos. A proposta educacional deste projeto contempla diversos tópicos acerca da busca pela inclusão de “minorias”, inclusive enfatizando o resgate histórico de grande parcela da sociedade excluída do currículo escolar – e da sociedade, em geral –, como a comunidade negra e afrodescendente, as mulheres, indígenas, etc. A proposta do grupo é discutir alguns temas em reuniões mensais e promover intervenções na escola e na comunidade. No ano de 2016 pautamos temáticas referentes às mulheres e aos movimentos feministas, visando promover o debate e auxiliar na desconstrução de preconceitos e combater à discriminação e as desigualdades de gênero, com isso visando promover o respeito e valorização às diversidades. Percebeu-se que a proposta de pautar essas discussões aos poucos foi gerando transformação a partir das reflexões pautadas no decorrer do ano letivo, auxiliando assim na desconstrução de estereótipos e preconceitos, com o intuito de promover o respeito às diversidades.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173857
Date: 2017-02-28


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Vanessa Elias.pdf 1.876Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar