Abstract:
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O estudo aborda o tema adolescentes autores de ato infracional e para isso apresenta o perfil de 42(quarenta e dois) adolescentes que cumpriram medida socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade no período entre maio de 2014 e maio de 2016 com o objetivo de compreender a relação entre o(a) adolescente autor de ato infracional e a evasão escolar. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, sendo que os principais instrumentos de análise foram o Plano Individual de Atendimento, utilizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social da cidade de Laguna e a observação participante. Na discussão dos dados foram observados indicadores como: idade, ato infracional cometido, uso ( ou não ) de drogas, vulnerabilidade social, evasão escolar, raça e estrutura familiar. A partir de conceitos como adolescência, família, preconceito e raça, constatamos que a maioria dos(as) adolescentes eram negros(as), estavam em situação de evasão escolar e faziam uso de drogas. Destacamos que estas três características socioculturais, vinculadas ao preconceito étnico-racial, evasão escolar e criminalidade, provocam discriminação contra estes(as) adolescentes, na cidade de Laguna |