Abstract:
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A presente pesquisa, em nível de especialização, teve como problemática e objetivo localizar nos documentos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis concepções a respeito de gênero, sexo e sexualidade. Para alcançar tal objetivo utilizou como metodologia a pesquisa documental qualitativa nos documentos selecionados a) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009); b) Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2012); c) Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015); lançando mão da Técnica de Análise de Conteúdo visando localizar e analisar as presenças e/ou ausências das palavras-chaves selecionadas para a busca nos documentos: crianças, meninas, meninos, diversidade, gênero, sexo, sexualidade, masculino, feminino, masculinidade, feminilidade, mulher e homem. Para as análises recorremos aos referenciais teóricos de estudos de gênero e sexualidade, especialmente os que tratam dessa temática em contextos educativos. As análises indicam que algumas destas palavras são utilizadas para universalizar determinado sujeito e que a quantidade de vezes que cada palavra aparece nos documentos vem diminuindo seu uso de um documento para outro. O que fica evidente é que o uso das palavras denotam concepções e reproduzem estereótipos. |