Educação sexual com adolescentes: em cena a produção de conhecimento

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Educação sexual com adolescentes: em cena a produção de conhecimento

Mostrar registro completo

Título: Educação sexual com adolescentes: em cena a produção de conhecimento
Autor: Lins, Camila Stolf Marques Pottes
Resumo: A sexualidade humana é um fenômeno da modernidade e tem sido veementemente socializada em diferentes espaços sociais. Desde o advento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, na segunda metade da década de 1990, a sexualidade é prevista como temário transversal da Orientação Sexual nas escolas (ensino fundamental e médio). Este trabalho analisou a produção de conhecimento sobre educação sexual com adolescentes a partir dos periódicos indexados na plataforma Scielo. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa de fevereiro a agosto de 2016. Foram localizados 18 artigos distintos que trabalham a temática; destes, apenas quatro (04) são publicações de periódicos que têm como eixo central a discussão da educação. A pesquisa considera que a abordagem conceitual do tema varia de acordo com a área de atuação, e que a educação, como campo de saber teórico-prático, não tem se destacado nas produções acadêmicas e científicas.Human sexuality is a phenomenon of modernity and has been vehemently socialized in different social spaces. Since the advent of National Curriculum Parameters in the second half of the 1990s, sexuality is predicted to be a cross-curricular theme of Sexual Orientation in elementary and high schools. This work analyzed the production of knowledge about sex education with adolescents from the journals indexed in the Scielo platform. For that, a qualitative bibliographic study was carried out from february to august of 2016. 18 different articles were found that work on the theme; from these, only four (04) are periodical publications whose central axis is the discussion of education. The research considers that the conceptual approach of the theme varies according to the area of performance, and that education, as a field of theoretical-practical knowledge, has not been prominent in academic and scientific productions.
Descrição: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173844
Data: 2016


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC Camila Stolf - 27.02.17.pdf 727.4Kb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar