Gênero e sexualidades na educação: percepções e experiências de professoras e professores da Escola de Educação Básica Engenheiro Annes Gualberto

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Gênero e sexualidades na educação: percepções e experiências de professoras e professores da Escola de Educação Básica Engenheiro Annes Gualberto

Mostrar registro completo

Título: Gênero e sexualidades na educação: percepções e experiências de professoras e professores da Escola de Educação Básica Engenheiro Annes Gualberto
Autor: Simiano, Rosângela Monteiro
Resumo: O presente trabalho investigou a percepção dos professores da Escola de Educação Básica Engenheiro Annes Gualberto, em Braço do Norte (SC), acerca dos conceitos de gênero e sexualidades. Entre os objetivos do trabalho esteve analisar os documentos legais que instrumentalizam a discussão sobre o tema; investigar as preocupações do PPP sobre as questões de diversidade; refletir sobre as formações docentes; o que esses/essas profissionais consideram importantes no processo ensino-aprendizagem. Para isso, a metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa/qualitativa com os/as professores/as de sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, através da aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas, com docentes da instituição. A perspectiva desse trabalho é instrumentalizar para a Escola para ações que possam ser adotadas no intuito de melhorar as práticas pedagógicas no que tange o debate sobre gênero e sexualidades.The present work investigated the perception of the School of Basic Education Engineer Annes Gualberto teachers, in Braço do Norte county (SC) about the concepts of gender and sexualities. Among the objectives of the study was to analyze the legal documents that instrumentalize the discussion on that subject; Investigate the PPP concerns about diversity issues; Reflect on teacher training; What these professionals consider important in the teaching-learning process. For this, the methodology used was a quantitative/qualitative research with the teachers from the sixth to the ninth grade of Elementary School, through the application of a questionnaire with teachers of the institution, using closed and open questions. The perspective of this work is instrumental to the School for actions that can be adopted in order to improve pedagogical practices regarding the debate about gender and sexualities.
Descrição: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173836
Data: 2016-12-10


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC_Final Rosângela Monteiro Simiano.pdf 992.5Kb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar