As Relações de Gênero na Educação Infantil

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Title: As Relações de Gênero na Educação Infantil
Author: Salvador, Heloiza Correia
Abstract: O presente trabalho é requisito para a obtenção do título de Especialista em Gênero e Diversidade na Escola (GDE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui como objetivo geral conhecer como as relações de gênero são trabalhadas na educação infantil. E os objetivos específicos são: conhecer o referencial teórico sobre gênero e educação infantil; compreender sobre como as relações de gênero são trabalhadas em sala de aula nas interações entre os(as) educadores(as) e as crianças; identificar se os(as) educadores(as) e as crianças diferem ou não atividades consideradas como apropriadas para meninos e meninas. O referencial teórico abarca autores/as como Miriam Grossi, Joan Scott, Daniela Auad, Tito Sena e Mareli Graupe, entre outros/as. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a realização de entrevistas com seis profissionais da área da educação infantil. As instituições de educação infantil têm a função de orientar as crianças na perspectiva do desenvolvimento de posturas de respeito ao outro e as diferenças. Constatou-se como resultados que as educadoras abordam que notam diferenças comportamentais, de atitudes, e nas brincadeiras entre meninos e meninas; as educadoras relatam que as crianças tem preferências de brinquedos e escolha de cores; os brinquedos ficam dispostos de maneira acessível as crianças em caixas ou prateleiras; e as educadoras tentam sempre englobar todo o grupo nas atividades propostas. O estudo proporcionou uma reflexão sobre as práticas pedagógicas frente às relações de gênero no campo da educação infantil.The present work is required to obtain the title of Specialist in Gender and Diversity in School (GDE), Federal University of Santa Catarina (UFSC). Its general objective is to know how gender relations are worked out in early childhood education. And the specific objectives are: to know the theoretical reference on gender and early childhood education; About how gender relations are worked out in the classroom in the interactions between educators and children; Identify whether educators and children differ or do not consider it appropriate for boys and girls. The theoretical framework includes authors such as Miriam Grossi, Joan Scott, Daniela Auad, Tito Sena and Mareli Graupe, among others. The methodology used for bibliographic research and interviews with six professionals in the area of early childhood education. As early childhood education institutions have a role to guide children in the perspective of developing positions of respect for each other and differences. It was observed as results that as educators they approach that there are no behavioral limits, attitudes, and games between boys and girls; As educators report that as children have toy preferences and choice of cores; Toys are available for children in boxes or shelves; And educators always try to involve the whole group in the proposed activities. The study provides a reflection on pedagogical practices regarding gender relations in the field of early childhood education.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173832
Date: 2017-02-28


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