Violência de gênero na escola: abuso/assédio sexual e relações de poder

DSpace Repository

A- A A+

Violência de gênero na escola: abuso/assédio sexual e relações de poder

Show full item record

Title: Violência de gênero na escola: abuso/assédio sexual e relações de poder
Author: Moreira, Flavia Maia
Abstract: A Violência de gênero, especialmente no que diz respeito ao abuso e ao assédio sexual, parece ser um "fenômeno" que acompanha a vida das mulheres desde a infância. Muitas vezes ela ocorre dentro da própria família, ou na escola, ou ainda no trabalho já na sua vida adulta. Instituições “sagradas” da nossa sociedade, como a família ou a igreja, parecem não protegerem essas meninas-mulheres de seus abusadores. E assim não é diferente no ambiente escolar, um tema ainda tratado como tabu tanto pela academia quanto pelas próprias escolas. O silenciamento das vítimas na escola reforça a naturalização das desigualdades de gênero presentes na nossa sociedade, contribuindo para uma forma de violência que o sociólogo francês Pierre Bourdieu (1997) conceituou como simbólica. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho foi aquele de compreender a percepção acerca da violência de gênero relacionada ao ambiente escolar, em particular quanto aos indícios de abuso/assédio/violência sexual, utilizando como campo de estudo o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus São José. A pesquisa foi quali-quantitativa, através de questionário semi-estruturado. O estudo foi realizado com estudantes entre 16 e 20 anos, da 5ª a 8ª fase dos cursos técnicos Integrados do IFSC, Câmpus São José. Os resultados mostraram uma clara diferença na vivência dessas situações de violência no ambiente escolar entre os gêneros, tanto na sua tipologia, quanto no desconforto e intimidação. Também ficou claro que essas situações ocorreram desde o Ensino Fundamental, sem que a escola em nenhum momento apareça como protagonista no acolhimento dessas vítimas e no combate a esse tipo de violência.The gender violence, specially related to abuse and sexual harassment, seems to be a "phenomenon" present through a woman´s life, since her childhood. "Sacred" Institutions such as the school or the church seem to not protect the girls/women from their abusers. It is not different in the school environment, a theme seen as a tabu, both from academia and schools. The silence of the victims in the school contributes to the naturalizations of gender inequalities that are presented in our society, adding to a form of violence that the French sociologist calls "symbolic". Thus, the main objective of this research is to study the perception about the gender violence in the school environment, in particular the evidence of sexual abuse/harassment/violence at Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus São José. This was a quali-quantitative research, using a semi-structured questionnaire. The study was undertaken with students between sixteen and twenty years old, from the fifth to the eight phase of the High school certificate programs of IFSC, Câmpus São José. The results showed a clear difference in the experience of the situations of violence in the school environment between the genders, both its typology and discomfort and intimidation. It waas also clear that these situations occured since Elementary School, and the school did not appeared as a protagonist in the reception/caring of those victims and in the combat of this type of violence.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173809
Date: 2016-12-17


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_FlaviaMaiaMoreira.pdf 1.997Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar