Literatura na Educação Infantil: Gênero e as Relações Étnico Racial

DSpace Repository

A- A A+

Literatura na Educação Infantil: Gênero e as Relações Étnico Racial

Show full item record

Title: Literatura na Educação Infantil: Gênero e as Relações Étnico Racial
Author: Rita, Daniela Terezinha
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar as produções literárias de cunho infantil que compõe o acervo bibliotecário de uma instituição infantil da rede pública municipal. Buscando compreender como a Literatura Infantil pode servir de ferramenta pedagógica para abordar questões de étnicas raciais e de gênero. No que se refere à metodologia, a abordagem da pesquisa é qualitativa, exploratória e bibliográfica. O método utilizado foi de Bardin (2009) para análise de conteúdo e é organizado em três fases: 1) pré-análise 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Os livros analisados a partir de quadros comparativos são: As tranças de bintou de Sylviane A Diouf que dialoga sobre a questão étnico racial, assim como o livro Ana e Ana de Celia Godoy que aborda questões sobre diferenças e semelhanças entre as pessoas, e Menino brinca de boneca? de Marcos Ribeiro esse livro geralmente é proposto em nossa unidade infantil, com o objetivo de mostrar a diversidade existente na educação infantil, e por fim os clássicos a adaptação de Laurence Bourguignon do livro Branca de Neve e João e Maria recontado por Ruth Rocha que discutem a concepção de infância na idade média. Após a investigação foi possível perceber como as crianças são representadas nas histórias infantis em diferentes contextos históricos, foi observada a partir da idade média com os livros Branca de Neve, João e Maria em que as crianças eram consideradas adultas em miniaturas. Nos livros Menino brinca de boneca? e As tranças de Bintou dialogam e questionam as brincadeiras, a literatura em sala de aula. Os professoras e professores ao proporem literaturas precisam ter um olhar atento para dialogar com as crianças mostrando que a sociedade está em constante transição de acordo com o contexto histórico e social. Esta pesquisa ajudou a compreender que os livros contemplam a diversidade existente na instituição de educação infantil, porém o número de literaturas encontradas foram poucas, evidenciando que quando o professor/a necessita propor essas temáticas ou utiliza os livros existentes no Centro de Educação Infantil ou eles mesmos adquirem as literaturas. Esse trabalho propõe algumas atividades que podem auxiliar as professoras e professores em suas propostas pedagógicas fazendo uso dos livros investigados. Em suma é importante trabalhar a literatura de maneira que as crianças se sintam comtempladas que possam não perpetuar ou reproduzir os preconceitos e discriminação já existentes em nossa sociedade.This work aims to analyze the children's literary productions that compose the librarian collection of the municipal public institution. Trying to understand how children's literature can serve as a pedagogical tool to address ethnic and racial issues. Regarding the methodology, the research approach is qualitative and bibliographical. The Bardin (2009) method used for content analysis is organized into three phases: 1) pre-analysis 2) exploration of the material and 3) treatment of results, inference and interpretation. The books analyzed from comparative tables are: As tranças de Bintou by Sylviane A. Diouf, that dialogues on the racial ethnic issue, as well as the book Ana e Ana by Celia Godoy that addresses questions about differences and similarities between people, and Menino brinca de boneca? by Marcos Ribeiro. This book is usually proposed in our children's unit, with the aim of showing the diversity that exists in early childhood education, and finally the classics of Laurence Bourguignon's adaptation of Branca de Neve and João e Maria recounted by Ruth Rocha discussing the conception of childhood in de midle ages. After the investigation it was possible to see how the children are represented in the children’s stories and in different historical contexts, it was observed from the middle ages with the books Branca de Neve, João e Maria in which children were considered adults in miniatures. In Books Menino brinca de boneca? and As tranças de Bintou dialogue and question the games and the literature in the classroom. Teachers in proposing literatures need to have a close eye to dialogue with children showing that society is in constant transition according to the historical and social context. It is important to work on literature in a way that makes children feel rewarded and that they may not perpetuate or reproduce the prejudices and discrimination that already exist in our society. This work proposes some activities that can help the teachers in their pedagogical proposals making use of the books that were analyzed. In short words it is important to work on literature in a way that makes children feel comfortable and so they may not perpetuate or reproduce existing prejudices and discrimination in our society.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173785
Date: 2017-02-25


Files in this item

Files Size Format View
TCC.pdf 876.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar