PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU SÍNDROME DE DOWN

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PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU SÍNDROME DE DOWN

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Título: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU SÍNDROME DE DOWN
Autor: ROSA, MARIA DE FÁTIMA
Resumo: A sexualidade das pessoas com deficiência costuma ser estereotipada e invisibilizada pelas escolas, instituições e sociedade. Este trabalho tem como objetivo caracterizar a produção de conhecimento sobre a sexualidade das pessoas com deficiência intelectual e/ou Síndrome de Down no âmbito da escola a partir da aprovação do Caderno “Orientação Sexual” relativo aos PCNs. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa no conhecimento. Foram pesquisados artigos publicados nas bases de dados da ANPED, SciELO e Google Acadêmico com base nos seguintes descritores: sexualidade, deficiência intelectual, escola, educação especial, educação sexual e Síndrome de Down. Estes foram agrupados por meio de diferentes combinações de descritores. A análise do material obtido foi realizada mediante à técnica de análise de conteúdo temática (BARDIN, 2000). Constatou-se que a sexualidade das pessoas com deficiência intelectual e/ou síndrome de Down é permeada por mitos, estereótipos e conceitos ambíguos como os de assexuados e hiperssexuados. Estas pessoas ainda enfrentam a segregação e o preconceito social da sociedade diante da manifestação da sua sexualidade na escola. O estudo também identificou que os pais e professores enfrentam diversas dificuldades relacionadas à temática sexualidade e deficiência e que a falta de programas de educação sexual produz situações de vulnerabilidade a DSTs e a abuso sexual.Observou-se que há uma urgência na criação de programas de educação sexual que considerem as especificidades das pessoas com deficiência intelectual e/ou síndrome de Down para a diminuição dos mitos e estereótipos sobre a sexualidade desse público bem como para a efetivação de seus direitos sexuais e reprodutivos que lhes foram historicamente negados por influência de discursos baseados nos padrões normativos opressores desse grupo social.ABSTRACT- The sexuality of people with disabilities is usually stereotyped and invisible by schools, institutions and society. This work aims to characterize the production of knowledge about the sexuality of people with intellectual disabilities and / or Down Syndrome within the school, as from the approval of the "Sexual Orientation" Notebook on PCNs. For that, an integrative knowledge review was carried out. Articles published in the ANPED, SciELO and Google Academic databases were searched based on the following descriptors: sexuality, intellectual disability, school, special education, sex education and Down Syndrome. These were grouped by means of different combinations of descriptors. The analysis of the obtained material was done using the thematic content analysis technique (BARDIN, 2000). It was found that the sexuality of people with intellectual disabilities and / or Down syndrome is permeated by myths, stereotypes and ambiguous concepts such as asexuals and hypersexuals. These people still face social segregation and social prejudice in the face of the manifestation of their sexuality in school. The study also identified that parents and teachers face various difficulties related to the issue of sexuality and disability and that the lack of sex education programs produces situations of vulnerability to STDs and sexual abuse. It has been observed that there is an urgent need to create Sexual education that considers the specificities of people with intellectual disabilities and / or Down syndrome to diminish the myths and stereotypes about the sexuality of this public as well as for the realization of their sexual and reproductive rights that have been historically denied them by the influence of discourses based In the normative oppressive patterns of this social group.
Descrição: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173779
Data: 2017-02-25


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