Percepções de adolescentes que frequentam o 9ª ano do ensino fundamental de uma escola do município de Concórdia sobre o tema “violência contra crianças e adolescentes”

DSpace Repository

A- A A+

Percepções de adolescentes que frequentam o 9ª ano do ensino fundamental de uma escola do município de Concórdia sobre o tema “violência contra crianças e adolescentes”

Show full item record

Title: Percepções de adolescentes que frequentam o 9ª ano do ensino fundamental de uma escola do município de Concórdia sobre o tema “violência contra crianças e adolescentes”
Author: Poletto, Luana Tais
Abstract: A violência contra a criança e o adolescente é um problema de cunho social e de saúde pública, devido as suas consequências danosas para o desenvolvimento das vítimas. Nesse sentido, esse Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo analisar a percepção que alguns os (as) adolescentes escolares entre 14 e 16 anos, têm sobre o tema “violência contra a criança e o adolescente”. Foi aplicado o método baseado na pesquisa-ação através de uma oficina que utilizou a dinâmica do “recorte e colagem” para que os (as) adolescentes pudessem se expressar de forma mais livre sobre o tema. Também procedeuse o mapeamento sobre as políticas públicas existentes no município de Concórdia-SC em relação á proteção e ao enfrentamento da violência contra a criança e do adolescente, descrevendo quais são e suas atribuições. Os resultados indicaram que os (as) adolescentes compreendem as dimensões da violência e as suas formas, sendo elas a física, psicológica, sexual, negligência e fatal, bem como seus prejuízos. Acerca das políticas públicas, baseadas e garantidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foram encontradas no município, o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Disque 100 para as denúncias e o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (CASEP). Tais resultados podem auxiliar na prevenção e no enfrentamento das situações de violência que atingem crianças e adolescentes.The violence against children and adolescents is a social and public health problem because of its harmful consequences for the victims development. In this sense, this thesis had the objective of analyzing the perception that some schoolchildren between the ages of 14 and 16 have on the theme "violence against children and adolescents". It was applied the action-based method through a workshop that utilized the "cut and paste" dynamics so that adolescents could express themselves more freely on the subject. The mapping of public policies in the municipality of Concórdia-SC was also carried out in relation to the protection and confrontation of violence against children and adolescents, describing what they are and their attributions. The results indicated that adolescents understand the dimensions of violence and its forms, being physical, psychological, sexual, negligence and fatal, as well as their harms. Regarding the public policies, based and guaranteed by the Statute of the Child and Adolescent (ECA), it was found in the municipality, the Center for Social Assistance Reference (CREAS), the Guardianship Council, the Municipal Council for the Rights of Children and Adolescents (CMDCA), the Dial 100 for complaints and the Interim Socio-Educational Center (CASEP). Such results can help in the prevention and confrontation of situations of violence that affect children and adolescents.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173768
Date: 2016-12-09


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC Luana Poletto Pronto fev.pdf 1.016Mb PDF View/Open Trabalho de conclusão GDE

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar