dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
lima, patricia de moraes |
|
dc.contributor.author |
martins, delma nadir |
|
dc.date.accessioned |
2017-02-24T22:09:24Z |
|
dc.date.available |
2017-02-24T22:09:24Z |
|
dc.date.issued |
2017-02-24 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173745 |
|
dc.description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por finalidade discutir as relações de gêneros presente no contexto da educação infantil entre crianças da faixa etária de quatro a seis anos, bem como suas representações nas brincadeiras ditas serem de meninos e de meninas, buscando observar e questionar tais papéis comportamentais pré-estabelecidos. O estudo visa compreender como meninos e meninas se relacionam e se manifestam historicamente e culturalmente frente às questões de gêneros no contexto do brincar na educação infantil. A análise da pesquisa baseia-se nas relações de gêneros presentes nas instituições de educação infantil diante das brincadeiras onde as crianças trocam e experimentam diferentes papéis sociais relacionados ao feminino e masculino, afim de entender como se dá a construção social do que é ser homem e o que é ser mulher, possibilitando assim o intuito de construir novos referências aos papéis de gêneros. |
pt_BR |
dc.format.extent |
39 paginas |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero. Educação infantil. Brincadeiras. |
pt_BR |
dc.title |
o brincar na educação infantil: estereótipos de gêneros nas relações sociais de meninos e meninas |
pt_BR |
dc.type |
TCCes |
pt_BR |