o brincar na educação infantil: estereótipos de gêneros nas relações sociais de meninos e meninas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

o brincar na educação infantil: estereótipos de gêneros nas relações sociais de meninos e meninas

Mostrar registro completo

Título: o brincar na educação infantil: estereótipos de gêneros nas relações sociais de meninos e meninas
Autor: martins, delma nadir
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade discutir as relações de gêneros presente no contexto da educação infantil entre crianças da faixa etária de quatro a seis anos, bem como suas representações nas brincadeiras ditas serem de meninos e de meninas, buscando observar e questionar tais papéis comportamentais pré-estabelecidos. O estudo visa compreender como meninos e meninas se relacionam e se manifestam historicamente e culturalmente frente às questões de gêneros no contexto do brincar na educação infantil. A análise da pesquisa baseia-se nas relações de gêneros presentes nas instituições de educação infantil diante das brincadeiras onde as crianças trocam e experimentam diferentes papéis sociais relacionados ao feminino e masculino, afim de entender como se dá a construção social do que é ser homem e o que é ser mulher, possibilitando assim o intuito de construir novos referências aos papéis de gêneros.
Descrição: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173745
Data: 2017-02-24


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
delma261116dede.pdf 678.8Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar