Abstract:
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A pesquisa em questão discute experiências no campo de gênero e sexualidade em uma escola da rede municipal de Palhoça, em Santa Catarina. Tendo em vista a tensão existente no campo das sexualidades e a necessidade de desenvolver os conteúdos da disciplina de História de maneira a contemplar a formação do feminino/masculino nos diversos contextos como um processo de construção de estruturas opressoras, iniciativas foram tomadas no sentido de oportunizar os sujeitos da unidade escolar a refletir sobre a temática. Foram desenvolvidas duas linhas de ação do Projeto Papo Sério, uma extensão do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Somadas a tais experiências, foram promovidas reflexões na disciplina de História. Estas são iniciativas que abrem caminho para um diálogo contínuo na busca por desconstruir cenários de violência. Problematizando questões e criando espaço para o diálogo, é possível promover contextos pedagógicos comprometidos com o respeito à diversidade e aos Direitos Humanos. Desde o início a resposta dos sujeitos envolvidos no processo foi, no geral, positiva. Essa dimensão do papel da escola é fundamental para empoderar sujeitos e contribuir para a construção de uma sociedade, de fato, democrática de direitos que tenha como essência a preservação da dignidade humana. |