Abstract:
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Ao se abordar as questões referentes à diversidade existente entre os alunos/as no sistema educacional se percebe que o/a professor/a, apesar de ter incorporado um discurso transformador em sua prática pedagógica, parece que ainda não consegue romper completamente com a visão tradicional tendo dificuldade de trabalhar a partir das diferenças existentes em sala de aula. Assim, este trabalho monográfico teve por objetivo analisar como é percebida a diversidade na Escola de Educação Básica (EEB) Professora Minervina Laus, no município de Canelinha S/C. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, sendo que a coleta de dados se deu em livros, revistas, e sites que tratam sobre o assunto fazendo um levantamento dos principais conceitos teóricos que envolvem o tema e uma pesquisa de campo na escola supracitada, na qual se trabalhou com os/as professores/as e alguns alunos/as. Este trabalho foi motivado por entender que a diversidade, muitas vezes, não é compreendida e nem respeitada na escola, havendo a necessidade da escola adotar uma postura relativizadora, mudando sua prática pedagógica, que veja na diversidade um meio de tentar acolher a todos/as no processo educativo, pois de acordo com a teoria postulada por Vygotsky, o/a aluno/a aprende com alguém que sabe mais do que ele/a. Assim, faz-se necessário uma educação transformadora e efetiva, que favoreça o crescimento do cidadão enquanto ser consciente, crítico e ativo no processo de transformação social. De acordo com os resultados obtidos na pesquisa realizada na escola se percebeu que os/as professores/as pesquisados/as têm consciência de se ter a diversidade como principio formativo, mas há a necessidade de participarem de cursos que lhes de aprofundamento teórico sobre o tema, e que é importante realizar uma prática fundamentada nos princípios da diversidade para os/as alunos/as compreenderem e respeitarem as diferenças entre eles/as. |