Abstract:
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O Acolhimento com Classificação de Risco pretende aper feiçoar o sistema de atendimento de urgência s e emergência s , pautado em uma diretriz ética, estética e pol í tica, que inclui a ausculta e a construção de ví nculo , para a garantia do acesso com responsabilização e resolutividade dos serviços para o bem estar dos usuários. Assim, foi traçado como objetivo geral a nalisar o acolhimento do usuário em busca de atendimento na unidade de urgência de um hospital público de Cuiabá - MT, seguindo a Classificação de Risco estabelecida pela Política Nacional de Humanização . A metodologia consiste no relato de experiência da observação realizada em um hospital público no período de março à setembro de 2012. Para o seu desenvolvimento foi utilizado um roteiro de investigação que guiou a observação sobre os seguintes tópicos: acesso e caracterização da demanda do serviço; fluxos e critérios adotados para a organização da atenção ao usuário. O estudo permitiu algumas reflexões sobre o acesso e as características da demanda, fluxograma de organização do serviço, contribuições do Ministério da Saúde para a implementação do Acolhimento com Classificação de Risco, humanização dos usuários e funcionários, bem como as dificuldades para implementação na instituição. Concluímos que esta é uma estratégia de reo rganização/reorientação da a tenção à demanda espontânea que pode ter efeitos significativos na racionalização dos recursos, no perfil ocupacional dos profissionais e nas relações destes com os usuários até no estabelecimento de processos de mudança na concepção da população à cerca s uas necessidades de saúde . |