Abstract:
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A grande procura por atendimento nos serviços de urgência hospitalar tem inúmeras causas que podem estar associadas ao aumento de acidentes e da violência urbana, às questões socioeconômicas, a falta de leitos para internação na rede pública, ao aumento da longevidade da população, assim como a falta de agilidade e de resolutividade de ações e serviços de saúde, ou seja, a insuficiente estruturação da rede. Esses fatos têm levado a procura ao atendimento nas emergências, não somente pessoas em situações de urgência e emergência, como também àquelas em condições de saúde não graves que dificultam a visualização e o estabelecimento de prioridades no atendimento. Essa situação levou o governo federal a reorganizar e normatizar o atendimento aos pacientes nos serviços de urgência e emergência em todo o território nacional por meio do acolhimento com classificação de risco. Objetivou-se analisar a percepção dos usuários externos sobre o atendimento do serviço de emergência e o entendimento do Acolhimento com Classificação de Risco (ACR) em Hospital localizado no Distrito Federal. Pesquisa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa utilizando a história oral, realizada no serviço de emergência adulto do HRPa-DF. As entrevistas foram realizadas aos pacientes usuários do serviço de emergência e urgência maiores de 18 anos, de ambos os sexos, entre os meses de março e abril de 2014 e que fossem capazes de se expressar. Realizou-se 30 entrevistas. Os resultados foram classificados em conquistas da unidade de emergência e urgência com o ACR e Desafios do ACR. Nas conquistas, houve a prioridade do atendimento ao paciente mais grave, o seu atendimento de forma mais ágil e a visão crítica do usuário sobre o seu próprio atendimento. Os desafios do ACR englobam a melhora do processo de trabalho em saúde para absorver a demanda e promover uma escala médica que contemple todas as necessidades de um pronto-socorro. |