Abstract:
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As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h funcionam como um intermediário entre as Unidades Básicas de Saúde e as urgências dos hospitais. Atendem pacientes em situação de risco de vida, entretanto, nem sempre estão presentes todos os profissionais necessários para um atendimento de qualidade. Muitas dificuldades surgem ao longo da assistência, principalmente quando se trata do atendimento à criança, o qual é diferenciado devido à peculiaridade das doenças que as acometem, à diferença no uso de medicações, dentre outras distinções. Objetivou-se descrever o processo de construção de uma cartilha educativa para apoiar os profissionais de Enfermagem no atendimento à criança em parada cardiorrespiratória (PCR) em UPA’s. Dividiu-se em duas etapas, a primeira consistiu na elaboração de uma cartilha que visa ajudar no preparo da equipe de Enfermagem para atuar numa situação de PCR em criança. Na segunda etapa, a pesquisadora se reuniu informalmente com os profissionais de enfermagem para que estes opinassem sobre o conteúdo da cartilha. As reuniões foram realizadas durante os plantões, assim como as demais reuniões de educação permanente feitas na unidade. Participaram do estudo três enfermeiros e seis técnicos em Enfermagem. Todos fizeram avaliação positiva da cartilha, que foi considerada de fácil entendimento e com um conteúdo apropriado às necessidades da equipe. Concluiu-se que os profissionais precisam receber treinamento no que se refere ao atendimento à criança, pois as situações de urgência e emergência podem ocorrer a qualquer momento e em qualquer local. |