Abstract:
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Na contemporaneidade, os prontos-socorros públicos são associados a uma série de características negativas como superlotação, déficit de recursos e escassez de leitos, principalmente de leitos especializados como os de terapia intensiva. Considerando que esse é um recurso limitado, para otimizar seu uso é mister que seja gerenciado com competência. Nesta perspectiva, este estudo objetiva descrever a implantação da ferramenta kanban e da estratégia just-in-time adaptados para a gestão do tempo de permanência de pacientes hospitalizados em uma unidade de terapia intensiva, de um hospital público de Porto Velho - Rondônia. Como uma tecnologia de concepção ou interpretativa, o estudo consiste na elaboração de um projeto de intervenção na prática profissional cujo produto final é o projeto propriamente dito e um plano de ação desenvolvido. Foram descritas três fases de aplicação da ferramenta na instituição: diagnóstica; definição do tempo de permanência “ideal” e, intervenção na realidade, sendo nesta última relatada a implantação do kanban e as suas potencialidades, destacando-se a identificação de quatro grupos de fatores potencias ou possíveis entraves que aumentaram o tempo de permanência do paciente na unidade em questão, quais sejam: morosidade na realização de exames diagnósticos e/ou complementares; falhas assistenciais/iatrogenias; morosidade para transferência da Unidade de Terapia Intensiva e, problemas na gestão de recursos. Não foi possível acompanhar a longo prazo a aplicação da ferramenta e observar redução efetiva do tempo de internação, todavia as potencialidades identificadas na implementação da estratégia são consideradas bastante positivas e devem estimular sua implantação em outros contextos e instituições. |