Abstract:
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A partir da reflexão crítica sobre a realidade e a prática profissional vivenciada na Urgência e Emergência na UBS da Pedreira/Belém/PA, verificou-se que muitos usuários buscam o atendimento, de forma equivocada, o que impacta na superlotação do serviço de urgência e emergência da UBS Pedreira, prejudicando o atendimento. Pode-se inferir, a partir desta constatação, que há baixa efetividade na educação em saúde do usuário. Para tanto, o objetivo geral deste estudo foi elaborar uma cartilha para esclarecer o usuário acerca do atendimento de urgência e emergência prestado na UBS da Pedreira, e os objetivos específicos foram facilitar a disseminação do conhecimento acerca dos direitos e deveres da população, o acesso a condutas seguras e efetivas e organizar o fluxo e reduzir o tempo de espera dos pacientes com urgência e emergência. As etapas da elaboração da cartilha consistiram na observação da rotina, sistematização de seu conteúdo através da revisão da literatura, na elaboração do roteiro preliminar e na produção de uma cartilha, enfatizando adequação da linguagem e as ilustrações para facilitar a compreensão, seguida da validação pelos profissionais colaboradores. A avaliação da versão preliminar foi realizada pelos profissionais da UBS da Pedreira, que fizeram a validação das informações, da linguagem, das ilustrações, da apresentação da cartilha e deram sugestões para o seu aperfeiçoamento. A versão final da cartilha apresentou mensagens bem planejadas, compreensíveis e atrativas, eficazes na transmissão de orientações capazes de transformar a realidade a partir da modificação do comportamento via novos conhecimentos. |