Abstract:
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O processo de doação de órgãos é composto de diversas etapas, nas quais o enfermeiro se faz presente em sua totalidade. É pertinente o esclarecimento e a orientação do profissional sobre essas fases, bem como da sua responsabilidade em cada uma delas. Este estudo teve como objetivo elaborar um material educativo sobre as etapas do processo de doação de órgãos, para nortear as ações e tomada de decisão dos enfermeiros da Unidade de Terapia Intensiva e do Pronto Socorro de um hospital público do estado de Rondônia. Como uma Tecnologia de Educação, o estudo consiste no desenvolvimento de um projeto de intervenção na prática profissional, cujo produto foi a elaboração de um folder. A seleção de artigos científicos e de documentos oficiais acerca da temática permitiu uma revisão de literatura, sendo utilizadas as bases de dados: Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. O material educativo apresenta como conteúdo as etapas do processo de doação de órgãos: identificação e notificação do Potencial Doador; Comunicação à Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante; diagnóstico de morte encefálica; manutenção dos parâmetros hemodinâmicos; entrevista familiar; avaliação clínica e laboratorial e, transplante. Apesar de constituir-se uma iniciativa limitada para a qualificação dos enfermeiros no ambiente de trabalho em relação ao atendimento do doador de órgãos e seus familiares, acredita-se que o folder desenvolvido contribuirá, especialmente no nível institucional, para proporcionar ao enfermeiro maior segurança em relação a sua função em qualquer etapa do processo de doação de órgãos. |