Abstract:
|
A asma é uma doença crônica que afeta cerca de 10% da população, sendo considerada a principal doença crônica na infância, gerando sofrimento aos seus portadores e familiares. Trabalhar com educação permanente em serviço (EPS), buscando desenvolver e aperfeiçoar habilidades e potenciais essenciais ao processo educativo das equipes na prevenção e tratamento das crises de asmas em pediatria e sensibilizar as equipes de enfermagem do serviço estudado para a adesão a um projeto de constantes orientações para as famílias de crianças com asma atendidas nos serviços de saúde. Estudo realizado com vinte profissionais de enfermagem através de encontros realizados nos meses de novembro a dezembro de 2013, em que foi empregada a tecnologia de educação. O cenário desta intervenção foi um serviço de pronto atendimento pediátrico localizado no interior do Rio Grande do Sul. A dificuldade de conhecimento, influências culturais e do senso comum no manejo da asma pediátrica e desconsideração com as rotinas do serviço por parte de alguns profissionais foram destacados como fatores negativos pela equipe, e como fatores positivos, as orientações persistentes quanto ao uso de medicações e receituários de uso contínuo, assim como o interesse dos profissionais em participar na melhora do atendimento através da reflexão sobre os pontos negativos a serem trabalhados. Acredita-se que a EPS pode e deve tornar-se um espaço de reflexão e crítica sobre as necessidades de cuidado dos usuários e das práticas que lhe correspondem, beneficiando as ações de cidadania e da autonomia dos sujeitos envolvidos, sejam eles trabalhadores ou usuários. |