Abstract:
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O acolhimento surge no Brasil em 2003 com a Política Nacional de Humanização (PNH) com o objetivo de reduzir as filas e o tempo de espera com ampliação do acesso; promover atendimento acolhedor e resolutivo baseados em critérios de risco. Objetivou-se com este estudo, verificar junto às bases de dados a atuação do enfermeiro no acolhimento das urgências e emergências hospitalares. Realizou-se revisão integrativa da literatura, utilizando estudos publicados nos últimos cinco anos nas bases de dados: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram utilizados os descritores: acolhimento, humanização da assistência hospitalar, gestão da qualidade e acesso aos serviços de saúde. Todos os artigos publicados até março de 2014, escritos em Português foram incluídos no estudo, a análise de dados ocorreu por meio da Análise de Conteúdo. Foram identificados 385 artigos acerca do acolhimento nos mais diversos serviços de saúde onde a enfermagem foi abordada. Destes, apenas 22 artigos (5,71%) dos últimos cinco anos que tinham como temática principal o acolhimento em serviço de urgência e emergência. Diante dos poucos artigos encontrados na temática deste estudo, ainda são necessárias muitas publicações sobre o gerenciamento do enfermeiro à qualidade de serviços de acolhimento. A maior parte dos trabalhos falam mais da atuação do enfermeiro na humanização do contato profissional/ usuário no momento73 de dor aguda ou crônica em serviços de emergência do que no processo em si de implantação do serviço para mensuração da qualidade deste serviço. |