Abstract:
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Este estudo teve como objetivo identificar a produção científica voltada aos profissionais da saúde e em especial os de e nfermagem , segundo as estratégias de Enfermagem na Educação em Saúde frente ao protocolo de reanimação cardiopulmonar. A Educação em Saúde oferece grandes benefícios à sociedade e aos profissionais de Saúde . Destaca - se a importância do prepar o contínuo desse s profissiona is , be m como sua constante atualização conforme os protocolos de reanimação cardiop ulmonar e reanimação cardíaca. Para tanto, elaborou - se os seguintes questionamentos : de que forma é realizada a educação em saúde para os profissionais de Saúde e em especial os d e enfermagem? Existe, na literatura nacional, propostas de estratégias voltadas para enfermagem que diminuam possíveis problemas relacionados à atuação da enfermagem no evento da Reanimação Cardiopulmonar? A partir dessas indagações, o estudo vem identific ar produções cientificas de Enfermagem na literatura nacional, segundo as estratégias de Enfermagem na educação em saúde frente ao protocolo de reani mação cardiopulmonar. Trata - se, de uma pesquisa bibliográfica realizada nas seguintes bases de dados: Literatura Latino - Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Medical Literature Anal ysisand Retrieval System Online (MEDLINE), entre o período de 2005 a 2014. A análise dos artigos deu - se a partir da leitura crítica e detalhada, extraindo - se os fatores mais relevantes que afetam a prática clínica do enfermeiro no que se refere aos cuidados de enfermagem na reanimação cardiopulmon ar. Este trabalho contribui na atualização e promoção de uma melhor e qualificada assistência de Urgência e Emergência . |