Abstract:
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O objetivo deste estudo é avaliar oimpacto dos gastos governamentais em educação a partir de um painel de dados com informações sobre as notas na prova PISA e os percentuais do PIB destinados para investimento em educação de 39 países, tendo como amostra os anos 2000, 2003, 2006, 2009 e 2012 da PISA. Desta maneira observando como a expansão quantitativa dos gastos públicos impactou sobre a nota dos estudantes que participaram deste teste, tomando esta nota como referência de melhoria na qualidade da educação, pois em certa medida, o desempenho do PISA é uma Proxy para comparações internacionais sobre melhoria na qualidade da educação. A análise érealizada para o sistema educacional primário e secundário, havendo assim uma desagregação por nível educacional, onde se observará as evoluções das notas nas três áreas de conhecimento ciências, redação e matemática. Mais especificamente, partimos da premissa que uma população com melhores desempenhos acadêmicos é capaz de influenciar o desenvolvimento do capital humano de toda uma sociedade. O principal resultado obtido foi a consolidação da consequência em gastos em educação enfatizando o capital humano, no qual aponta um retorno maior para gastos em educação secundária corroborando com os estudos realizados pelos autores citados ou longo do texto. |