Abstract:
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O conhecimento dos fármacos, materiais e equipamentos é essencial no atendimento à vítima de parada cardiorrespiratória, assim como as manobras adequadas de reanimação, o que pode demandar capacitação dos profissionais envolvidos n a assistência. Este estudo objetiva descrever a experiência de capacitação da equipe de enfermagem para a organização e conhecimento dos materiais, equipamentos e medicamentos do carrinho de parada cardiorrespiratória, implementada em um hospital pú blico do Piauí. O estudo caracteriza-se como uma tecnologia de concepção ou interpretativa, que consiste na elaboração de um Projeto de intervenção na prática assistencial, cuj o produto é o próprio projeto e plano de ação desenvolvido. Foi elaborado um plano de atividade d e educação para os profissionais, estruturado em quatro fases: aprofundamento e atual ização teórica da ministrante; capacitação teórica sobre parada e reanimação cardiorrespiratór ia; capacitação teórico-prática sobre materiais/equipamentos e fármacos utilizados na pri meira fase da parada cardiorrespiratória e, elaboração do material informativo. Observou-se a p artir da capacitação, um compromisso maior dos profissionais de enfermagem envolvidos, b em como mudanças positivas em sua atuação numa parada cardiorrespiratória. A maior di ficuldade encontrada na capacitação esteve relacionada aos vícios de alguns profissiona is, que ainda resistiam às mudanças de conduta para uma assistência de enfermagem adequada . Os resultados permitem afirmar que, é possível planejar uma capacitação no cotidiano do trabalho em saúde e atualizar os profissionais de enfermagem para, assim, garantir u m atendimento de qualidade ao usuário vítima de parada cardiorrespiratória. Ao término da capacitação os profissionais se sentiram mais seguros em suas condutas diante desta situação de emergência. |