Projeto de Identidade Gráfico-Visual para Profissional Liberal de Música

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Projeto de Identidade Gráfico-Visual para Profissional Liberal de Música

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Title: Projeto de Identidade Gráfico-Visual para Profissional Liberal de Música
Author: Steffens, Louise
Abstract: Apresenta-se aqui o desenvolvimento do projeto de Design de marca gráfica, como parte da identidade visual de um profissional liberal da área de Música. Para a realização do projeto, houve pesquisa exploratória, estudos teóricos, documentais e de campo sobre Metodologia de Design, Identidade Visual e Marca. Pesquisou-se também acerca da área de atuação didática do profissional, principalmente sobre os aspectos gerais do trabalho de professor de música e o perfil do público-alvo. Além do briefing realizado diretamente com o cliente, houve a coleta de informações através de questionários, assim foi possível conhecer as impressões dos respondentes sobre as características pessoais, técnicas e de relacionamento do cliente que, diretamente, influenciavam na sua atuação profissional. As informações pesquisadas permitiram o reconhecimento de três valores básicos da identidade profissional: “habilidoso”; “comprometido”, e “cuidadoso”. Além disso, houve a indicação do posicionamento “vintage” da marca, com ênfase nos estilos Rock Clássico e Blues dos anos 1960 e 1970. Os conceitos e o posicionamento previstos embasaram as etapas de geração de alternativas ou partidos gráficos, a definição da marca e a finalização do projeto gráfico que, em parte, ocorreram depois de haver a apresentação; a discussão conjunta das alternativas, e a aprovação da proposta final pelo cliente.We present here the development of a graphic brand Design project, as part of the visual identity of a self-employed musician. For the realization of this project, there was an exploratory research, theorical and documentary studies, including the field of Methodology of Design, Visual Identity and Brands. In addition to the briefing conducted directly with the client, there was the collection of information through questionnaires, which were answered by other professionals and a student who, at the time, acted in partnership with the client. Thus, it was possible to meet the respondent’s impressions about the personal and technical characteristics, and relationships of the client that influenced on his professional experience, especially as a music teacher. The information searched allowed the recognition of the three basic values of the professional identity: “skillful”; “compromised” and “careful”. In addition, there was an indication of the “vintage” brand position with emphasis on Classic Rock and Blues styles from the decades 1960 and 1970. The concepts and the positioning predicted supported the steps of alternatives generation, brand definition and finalization of the graphic project that, in part, occurred after the presentation; the joint debate on the alternatives, and the approval of the final proposal by the client.
Description: PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173193
Date: 2016-11-21


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