Abstract:
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Introdução: Planejamento familiar, direito de todo cidadão. Co nsiste em ações de regulação da fecundidade garantindo direitos de aumentar, lim itar ou constituir família – em igual peso – para a mulher, o homem ou o casal. Quanto à vulne rabilidade dos adolescentes, questões como gravidez na adolescência, aumento da infecção pelo HIV/AIDS demonstram importância de práticas educativas neste tema: plan ejamento familiar na adolescência e juventude, sexualidade e contracepção. Objetivos: Desenvolver folder sobre planejamento familiar, métodos contraceptivos, sexualidade; dese nvolver grupo educativo em uma unidade de saúde em Porto de Pedras/AL com adolescentes e j ovens no tema acima citado. Metodologia: O estudo consiste no desenvolvimento de material educativo abordando: planejamento familiar, métodos contraceptivos e sex ualidade; descrevendo relato de experiência: iniciativa de implementar reuniões pe riódicas de um grupo educativo no tema em uma UBS – ESF. Resultados e análise: Quanto ao impacto das atividades na UBS, verificamos dinamização da assistência prestada, vi sto que até então as orientações eram individuais, esporadicamente coletivas. A elaboraçã o do folder baseado na realidade local teve propósito benéfico: levar cada membro da equi pe a repensar sua dinâmica de trabalho para melhoria do cuidado prestado ao usuário. Verif icamos empiricamente a satisfação dos participantes através da metodologia adotada. A par ticipação ativa das usuárias e a interação da equipe gerou resultados positivos tendo a proble matização direcionado os participantes para diálogo efetivo, corresponsabilidade e busca e spontânea de conhecimentos pela equipe e usuárias. Considerações finais: Cremos que estes pontos levem à autonomia, cidadan ia manifestadas pela escolha livre, consciente e infor mada dos métodos contraceptivos e estratégias de planejamento familiar |