Title:
|
Proposta de atividade educativa com profissionais de enfermagem de uma maternidade pública acerca do PICC utilizado em neonatos |
Author:
|
Araújo, Rosimeire Muniz de
|
Abstract:
|
A utilização do Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) nas unidades de terapia intensiva neonatal é uma prática que tem se tornado comum por proporcionar aos recém-nascidos93 criticamente doentes, especialmente prematuros, uma melhor qualidade de vida principalmente pela diminuição do número de punções venosas necessárias durante o período de internação hospitalar. É fundamental que além da habilitação obtida pelo enfermeiro, a equipe permaneça aperfeiçoando seus conhecimentos acerca do tema e discutindo as práticas rotineiras para resolver eventuais dúvidas e dificuldades com o manejo deste cateter. Objetivou-se neste estudo desenvolver atividade educativa com profissionais de enfermagem de uma maternidade acerca do PICC utilizado em neonatos. A intervenção será realizada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da Maternidade Dona Evangelina Rosa – MDER em Teresina – PI. Participarão da atividade educativa toda equipe de enfermagem, com um número estimado de 30 participantes, sendo 24 técnicos de enfermagem e 6 enfermeiros. O encontro para discussão do tema e reflexão sobre a prática será na sala de reunião da própria unidade. A atividade educativa foi planejada com base na problematização e uso de dinâmicas em grupo no intuito de despertar a curiosidade dos participantes e estimular a discussão e reflexão no tema. A proposta educativa apresentada neste trabalho intenciona contribuir para o desenvolvimento de estratégias em saúde direcionadas à equipe de enfermagem no cuidado ao neonato em uso de PICC, atendendo às necessidades de ensino evidenciadas. A iniciativa propiciará a reflexão nesse cenário de prática |
Description:
|
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Saúde Materna, Neonatal e do Lactante |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173159
|
Date:
|
2017-02-10 |