Abstract:
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Este estudo foi realizado de dezembro de 2013 a abril de 2014, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Florianópolis, tendo como objetivo capacitar a equipe deste serviço no atendimento à parada cardiorrespiratória, segundo as diretrizes da American Heart Association. Para o desenvolvimento deste estudo, partiu-se da premissa que a educação permanente exerce papel fundamental no processo ensino-aprendizado nos serviços de saúde. Primeiramente, foi realizado o diagnóstico da realidade, onde se apresenta como necessidade de atualização relativa ao atendimento à pacientes em parada cardiorrespiratória. Após esta etapa, traçou-se um plano de intervenção na prática cotidiana baseado nos conceitos de educação permanente de Bresciani (2002) e de percepção de Imogene M. King, valendo-me da leitura em Leopardi (1999) e George (2000) que fizeram um estudo sobre a teoria de Enfermagem formulada pela autora, anteriormente, citada. Com base nessas inquietudes, surge a questão norteadora deste estudo: a capacitação da equipe de saúde do SAMU contribuirá para facilitar a prática durante a reanimação cardiorrespiratória? Para tal, foi desenvolvida uma capacitação teórico-prática com os integrantes da equipe de saúde (socorristas e técnicos de enfermagem), momento em que foi abordado as novas diretrizes em reanimação cardiorrespiratória preceituada pela American Heart Association. Este novo saber é necessário para uma prática segura e de qualidade dispensada pela equipe de saúde do SAMU que atuam na assistência pré-hospitalar. A partir da educação permanente podemos alcançar a atualização e a qualidade tão requeridas nos serviços de saúde, sobretudo nos serviços de urgência e emergência. |