Abstract:
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Trata-se de um estudo qualitativo que teve por objetivo identificar quais os conhecimentos e condutas adotadas pelas famílias de estudantes do ensino médio relativas à educação sexual. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas realizadas de agosto a setembro de 2016 com famílias de 20 adolescentes, do ensino médio de uma escola estadual de uma zona rural A análise dos dados foi realizada de acordo com a proposta do Discurso do Sujeito Coletivo. Conclui-se que há um abismo entre o que se entende por educação sexual e as (raras) informações sobre sexualidade no contexto familiar e que na família a interlocutora para assuntos de sexo/sexualidade é a mulher que, quando aborda a temática, tem dificuldade em desvencilhar-se de sua história pessoal e das crenças, mitos e tabus que recebeu em sua educação Sentindo-se despreparadas para fazer educação sexual, as mães gostariam de contar com ajuda da escola e profissionais da saúde para educação sexual de suas/eus filhos/as adolescentes. O estudo aponta para a necessidade de capacitação da família para educação sexual, dos profissionais da saúde e principalmente da escola se empoderarem e se capacitarem para desenvolver este conteúdo de forma transversal e sistemática, reconhecendo o importante papel da família nos primeiros ensinamentos sobre sexo e sexualidade. |