Abstract:
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Esta pesquisa visa fazer uma análise comparativa e quantitativa das escritoras presentes nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II, distribuídos na rede pública de ensino de Florianópolis. Para tanto, foram selecionados três livros didáticos que integraram o PNLD de 2006, 2008 e do período de 2014 a 2016. Com tal pesquisa pretende-se analisar a presença/ausência de literatura produzida por escritoras e as obras que são estudadas nessa disciplina. Entre os resultados, percebe-se que o número de publicações de autoria feminina presente nos livros analisados, em comparação ao número de publicações de escritores, é expressivamente menor. Historicamente, isso pode ser observado desde o período que compreende a institucionalização da disciplina de língua portuguesa nas escolas até o presente momento. Através de tais comparações objetiva-se verificar a representatividade das escritoras e investigar sua invisibilização/silenciamento no ensino de literatura nas escolas. A pesquisa busca levantar dados que demonstrem a reprodução de discursos que valorizam apenas obras de escritores e o impacto na sociedade e no ensino em sala de aula. |