Abstract:
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Com a aprovação da Resolução CNE/CES 10/2004, as instituições passaram a elaborar o Projeto Político Pedagógico (PPP) dos cursos de Ensino Superior, o qual deve discorrer, dentre outros, sobre os objetivos dos cursos. Sendo assim, este estudo busca identificar sob a ótica da Taxonomia de Bloom os objetivos educacionais dos PPPs dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras como também das provas do Exame de Suficiência (edições de 2014 e 2015). A Taxonomia de Bloom (1956) vem sendo amplamente utilizada para embasamento de estudos em diversas áreas do conhecimento e recomenda uma classificação dos níveis de aprendizagem baseada em uma interpretação sistemática de uma área de conhecimento, assim como também busca organizar os níveis de aquisição das habilidades cognitivas possibilitando a mensuração da realização dos objetivos educacionais. Acerca dos procedimentos metodológicos, o estudo classifica-se como descritivo, de abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos, caracteriza-se como documental. Foram analisados vinte e dois PPPs e cento e oitenta e oito questões do Exame de Suficiência. Dentre os resultados encontrados destaca-se que os cursos de ciências contábeis das universidades federais analisadas objetivam capacitar os alunos em níveis superiores ao requerido pelo CFC por meio do Exame de Suficiência. Todavia, com o objetivo de complementar o estudo, verificou-se o percentual de aprovação nos Exames de Suficiência divulgado pela Conselho Federal de Contabilidade e constatou-se uma baixa taxa de aprovação. Assim, constata-se um gap entre os objetivos das universidades representados pelo discurso dos PPPs e o baixo nível das questões dos Exames de Suficiência quando relacionados com o percentual de aprovação. |