Abstract:
|
Este estudo objetiva avaliar o desempenho de empresas franqueadas estabelecidas em shopping centers. Para tal, pesquisa descritiva foi realizada a partir de um levantamento por meio de um questionário autoadministrado pelo gestor de cada empresa franqueada. A população da pesquisa compõe-se das 187 lojas de cinco shopping centers estabelecidos em uma cidade da região Sul do Brasil, e a amostra consistiu das 22 empresas respondentes do questionário. Os resultados da pesquisa revelam um perfil dos gestores das empresas franqueadas respondentes da pesquisa, sendo que a maioria dos respondentes possuía outro tipo de negócio ou franquia antes, classifica a gerência da franquia como sua principal profissão e indicou como principal motivação para a escolha do sistema franchising a facilidade de operação. A maioria dos participantes da pesquisa reportou que está satisfeita com sua franquia, caracterizando o desempenho do ano de 2015 como bom, dentro do esperado. Conclui-se que os resultados da pesquisa estão alinhados com os preceitos teóricos, mas instigam a investigação do retorno sobre o capital investido na franquia. |