Taxas de geração de viagens para terminais rodoviários de passageiros: um estudo de caso em Belém-PA

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Taxas de geração de viagens para terminais rodoviários de passageiros: um estudo de caso em Belém-PA

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Goldner, Lenise Grando pt_BR
dc.contributor.author Vieira, Sérgio Rômulo do Lago pt_BR
dc.date.accessioned 2017-01-17T03:15:52Z
dc.date.available 2017-01-17T03:15:52Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 343388 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172353
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Os Terminais Rodoviários de Passageiros são considerados como Polos Geradores de Viagens pela maior parte da legislação que trata do tema, no entanto, existem poucos estudos que o avaliem como tal. Dessa forma, este trabalho analisa o terminal rodoviário de Belém - Pará como um polo gerador de viagens. Para essa avalição foram realizadas: contagens de volume de tráfego na entrada e saída do terminal, durante 20 horas ininterruptas do dia de maior movimento no mês de pico e no mês típico; aplicação de questionários, com o objetivo de determinar o padrão das viagens; e também foi avaliada a capacidade do estacionamento do terminal. As contagens volumétricas de tráfego foram realizadas com o objetivo de calcular as taxas de geração de viagens pelo número de passageiros, ônibus e pela área construída do terminal. Foi encontrada, para o mês de pico, a taxa de 0,535 viagens por passageiros, enquanto que no mês típico a taxa foi de 0,782 viagens veiculares para cada passageiro que embarca ou desembarca dos ônibus interurbanos no Terminal Rodoviário de Passageiros de Belém. A pesquisa que estudou os padrões de viagens revelou, entre outras informações relevantes para os planejadores de tráfego, que 42,5% dos usuários utilizam o ônibus regular urbano para chegar/sair do terminal. Após o dimensionamento do estacionamento para os dois meses (típico e pico), concluiu-se que o estacionamento do terminal funciona com capacidade suficiente para atender a demanda. Por fim, os resultados provenientes da avaliação do Terminal Rodoviário de Passageiros de Belém como Polo Gerador de Viagens foram comparados aos resultados de um trabalho similar realizado no Terminal Rita Maria, localizado em Florianópolis ? SC , nessa comparação observou-se que o terminal de Belém (6.200 m² de área construída) operou com maior número de viagens veiculares e de ônibus interurbanos, tanto no mês típico quanto no mês de pico, do que o terminal o terminal Rita Maria (13.639,31 m² de área construída), dessa forma conclui-se que o terminal Rita Maria possui maior potencial de causar impactos no sistema viário do seu entorno.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The Bus Terminals are considered Trips Generators Centers for most of the legislation that deals with the issue, however, there are few studies that evaluate it as such. Thus, this study analyzes the Bus Terminal of Belém - Pará as a trip generator center. For this appraisal were realized: traffic volume counts in the input and output terminal for 20 hours straight the busiest day in the peak month and the typical month; questionnaires in order to determine the standard of travel; and it was also evaluated the terminal parking capacity. Volumetric traffic counts were conducted in order to calculate the trip generation rates by passenger numbers, buses and the built area of the terminal. Found for the peak month, the rate of 0.535 trips per passenger, while the typical month the rate was 0.782 vehicular travel for each passenger boarding or arrives of intercity buses in Bus Terminal of Belém. The research studied the travel patterns revealed, among other information relevant to the traffic planners, that 42.5% of users use the regular city bus to arrive / depart terminal. After dimensioning of parking for the two months (typical and peak), it was concluded that the terminal parking works with sufficient capacity to meet demand. Finally, the results from the evaluation of Belém Bus Terminal as Trip Generator Center were compared to the results of a similar work in Terminal Rita Maria located in Florianópolis - SC, this comparison was observed that the Bus Terminal of Belém ( 6,200 m² of built area) worked with the largest number of vehicle travel and intercity buses, both typical month as the peak, the terminal the Bus Terminal Rita Maria (13,639.31 square meters of built area), therefore it is concluded that the Rita Maria terminal has greater potential to cause impacts on the road of your surroundings system. en
dc.format.extent 119 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia civil pt_BR
dc.subject.classification Terminais rodoviários pt_BR
dc.subject.classification Belém (PA) pt_BR
dc.subject.classification Transporte rodoviário pt_BR
dc.subject.classification Belém (PA) pt_BR
dc.title Taxas de geração de viagens para terminais rodoviários de passageiros: um estudo de caso em Belém-PA pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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