Abstract:
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A epilepsia é uma doença cerebral crônica, de causas múltiplas, caracterizada pela recorrência de crises epiléticas não provocadas, que leva a a lterações neurobiológicas, cognitivas, psicológicas e sociais. A pessoa quando recebe um diagnóstico de epilepsia afronta um intenso conflit o e sentimentos em sua vida. O presente estudo teve por objetivo construir uma cartilha educativa para pacientes e f amiliares em um centro especializado de epilepsia, no intuito de contribuir para o fortalecimento da autonomia desses pacientes . O trabalho foi caracterizado como uma tecnologia de educação. O estudo foi realizado no Centro Especializado em Epilepsia de S a nta C atarina , no período de janeiro a fevereiro de 2014. Os profissionais envolvidos na intervenção prática foram o enfermeiro e os técnicos de enfermagem ; O s sujeitos alvos do estudo foram os pacientes com epilepsia e seus familiares. Os resultados aponta ram para : a construção de uma cartilha educativa com questões sobre au to - estima, saúde, alimentação, medicações , liberdade, dependência , respeito à vontade e a tomada de decisão , viver com epilepsia e autonomia. Somam - se a isso, a s d iscuss ões da equipe sob re as orientações a serem fornecidas para pacientes e familiares para promover o autocuidado e a realiza ção dessas orientações para pacientes e familiares . Foi observada a contribuição dessa prática para a melhoria do autocuidado e autonomia dos pacientes, assim como, fortalecimento da relação família e equipe. A adoção de orientações para pacientes e familiares sobre a doença e demais práticas para o autocuidado da pessoa com epilepsia pode gerar pos síveis esclarecimentos potencializa ndo , assim, a autonomia dess es pacientes. |