Abstract:
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A Educação Permanente em Saúde propõe que os processos de educação dos trabalhadores da saúde se façam a partir da problematização do processo de trabalho, e considera que as necessidades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores sejam pautadas pelas necessidades de saúde das pessoas e populações. Esse estudo tem como objetivo descrever as propostas e os métodos do currículo por competências, implantado na formação profissional de técnicos em enfermagem da Escola Técnica do SUS em São Luís –MA. A metodologia utilizada na Escola Técnica do Sus é a da problematização. O envolvimento do aluno em situações de prática de saúde, desde o início e ao longo de todo o curso, é fundamental para a inter-relação teoria prática, para atribuição de significado aos saberes apropriados, para a compreensão e utilização, em contextos variados, dos conhecimentos relativos ao exercício profissional. Na ETSUS/MA é utilizada a aprendizagem significativa que articule trabalho e ensino diretamente no seu processo de trabalho. Com isso a Escola visa formar um sujeito capaz de analisar e modificar a sua realidade, capaz de desenvolver um senso crítico. O currículo por competências vem sendo trabalhado na Escola, onde o aluno consegue identificar competências para o seu processo de trabalho. A construção de um currículo por competências é feita diariamente e a sua construção é no coletivo onde os focos principais são: os conhecimentos, as competências e as habilidades que conseguiram ser construídas durante o curso. O processo de formação não finaliza com a entrega do diploma. |