Abstract:
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O sistema de freio num comboio ferroviário deve estar em perfeitas condições de funcionamento, pois é bastante solicitado e ajuda a controlar a velocidade do trem, por esse motivo ocorrem testes de freios todas as vezes que o trem entra em um pátio ou em uma oficina ou a cada anexação de uma nova composição, isto é, a junção de vagões para partida, estando ele carregado ou não. As falhas no freio podem acarretar danos graves, comprometendo a carga, a segurança, a operação e o meio ambiente. Para se estudar os possíveis modos de falhas que podem ocorrer em freios de vagão de carga, propôs-se uma análise empregando a FMEA (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos). A ferramenta consiste em auxiliar na organização dos resultados conhecidos de cada modo de falha. Após levantamento de dados sobre os componentes do freio de um vagão do tipo GHD, bem como o funcionamento de cada componente, uma equipe formada por especialistas do setor ferroviário avaliou os índices de severidade, ocorrência e detecção dos modos de falha e assim montada a tabela FMEA. Os dados foram obtidos em campo, por meio de estágio obrigatório na Ferrovia Tereza Cristina (FTC), em reuniões com especialistas, entrevista e questionário. Posteriormente, propôs-se, com auxílio dos especialistas, uma resenha sugestiva de ações recomendadas a fim de atenuar a severidade de risco dos modos de falhas listados. O sistema de freio adotado para a pesquisa forma uma estrutura contendo os principais componentes encontrado em um vagão de carga do tipo GHD operante na Ferrovia Tereza Cristina. A proposta do trabalho partiu do intuito de facilitar o entendimento sobre falhas ocorrentes no sistema pautado, tendo como diretriz o efeito do modo de falha no sistema e, assim, poder atenuar ocorrências dos modos de falhas conhecidos. |