Influência da umidade na resistência à flexão de compensado naval revestido com plástico reforçado com fibra de vidro

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Influência da umidade na resistência à flexão de compensado naval revestido com plástico reforçado com fibra de vidro

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Title: Influência da umidade na resistência à flexão de compensado naval revestido com plástico reforçado com fibra de vidro
Author: Silva, Killian Candido da
Abstract: O compensado naval é uma boa alternativa para a substituição ou aplicação em conjunto com diversos tipos de materiais, como madeiras de lei, fibras e concreto na construção civil. A sua utilização na construção de barcos permite a diminuição do peso da embarcação de madeira devido a sua versatilidade. O compensado naval pode ser combinado com diferentes resinas e reforços para a criação de um painel, permitindo a sua aplicação em diversos tipos de ambientes, como, por exemplo, na indústria naval, em cascos, anteparas, casaria, etc. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência da umidade do compensado naval quando utilizado plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV) usando resina epóxi ou poliéster ortoftálica como matriz. A metodologia aplicada consistiu na confecção de corpos de prova com diferentes umidades, sendo parte deles laminado. Foi determinada a tensão de ruptura e o módulo de elasticidade para os corpos de prova, sendo realizada a análise estatística dos dados. Os resultados indicaram que a utilização do reforço de PRFV melhora as propriedades mecânicas do compensado, enquanto que a presença da umidade no compensado tem influência negativa sobre as mesmas. Também não houve diferença significativa na utilização das resinas poliéster ou epóxi como matriz. A utilização de compensado reforçado com PRFV pode ser uma alternativa interessante na substituição de materiais empregados em diferentes áreas da engenharia.Marine plywood is a good alternative for replacement or application in conjunction with various types of materials such as hardwood, fiber and concrete in construction. This is used in boat construction, because allows the weight reduction of the wooden vessel due to its versatility. The marine plywood can be combined with different resins and reinforcements for the creation of a panel, allowing its application in different types of environments, such as in the naval industry, in hulls, bulkheads, etc. The objective of this paper was to verify the influence of the moisture of the naval plywood when using glass fiber reinforced plastic (FRP) using epoxy resin or orthophthalic polyester as matrix. The applied methodology consisted in the preparation of specimens with different moisture, being some of them laminated. The tensile strength and modulus of elasticity were determined for the specimens, and the statistical analysis of the data was performed. The results indicated that the use of the FRP reinforcement improves the mechanical properties of the plywood, while the presence of the plywood moisture has a negative influence on the plywood. There was also no significant difference in the use of polyester or epoxy resins as matrix. The use of reinforced plywood with FRP can be an interesting alternative in the substitution of materials used in different areas of engineering.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico de Joinville. Engenharia Naval.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171660
Date: 2016-11-30


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